terça-feira, 17 de julho de 2007

Justiça nas Portagens

Publicado no n.º 2 da revista Auto Hoje TT & Aventura.

... Sem comentários!!!


LAND ROVER ECOLÓGICO


Antes de o ser já o era...

O Decreto-Lei nº 196/2003 transpõe para o ordenamento português a nº2000/53CE, do Parlamento Europeu que obriga todos os intervenientes do mercado automóvel, sejam fabricantes ou importadores, a assumir responsabilidades e contribuir para a eliminação dos Veículos em Fim de Vida. Assim os fabricantes terão de garantir a recuperação e a destruição dos seus veículos no futuro, e projectar e fabricar modelos mais facilmente recicláveis devendo chegar a 2015 com um índice de reaproveitamento de 85% dos componentes do veículo (contra os actuais 75%).

O maior problema na destruição dos veículos em fim de vida é a reciclagem dos materiais empregues na sua construção, sendo o plástico o plástico o mais difícil de reaproveitar, pelo que quanto maior for a percentagem de plático presente no veículo, maior o dano ecológico a longo prazo.

O que podemos afirmar com todo o orgulho é que os nossos Séries, e Defender, antes de ser obrigatório o reaproveitamento dos veículos a 75%, já apresentavam valores na casa dos 85%, por oposição à maioría dos "Tupperware" que circulam por aí!

VMS

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Caminho Público

Para a prática do "Greenlaning", de forma civilizada é necessário, entre outros princípios, como o respeito pela natureza e as mais elementares regras de bom senso, respeitar a Lei.

Assim é necessário tomar nota daquilo que a é definido como "Caminho Público". O Supremo Tribunal de Justiça, por Assento de 19 de Abril de 1989, publicado no Diário da República, I Série, de 02/06/1989, fixou jurisprudência, fixando a seguinte definição:

“São públicos os caminhos que, desde tempos imemoriais, estão no uso directo e imediato do público”

Estabelecendo-se como requisito para a qualificação de um caminho como caminho público, a afectação de uma faixa de terreno ao trânsito indiscriminado de pessoas, devendo poder ser utilizado de forma directa e imediata pelo público, não sendo para isso necessário que tenha sido apropriado ou produzido por pessoa colectiva de direito público e que esta tenha praticado actos de administração, jurisdição ou conservação.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Greenlaning

O Greenlaning é uma actividade lúdica criada pelos amantes da Natureza e dos passeios fora de estrada que consiste em percorrer caminhos públicos antigos, anteriores á construção das actuais estradas.

Muitos desses caminhos são verdadeiros percursos historicos, compostos por antigas vias romanas e que nalguns casos, continuam a ser de utilidade às actividades das populações locais, não só na sua actividade agro-pecuária, mas também para comunicação entre as diversas comunidades.

Na grande maioría, esses caminhos encontram-se bastante degradados, fruto do esquecimento das autoridades, apresentando várias obstruções: àrvores e ramos caídos, buracos, pedras soltas, etc.

Consiste em:

- Manutenção da transitabilidade dos caminhos auxiliando as populações locais,
- Remoção de obstáculos,
- Limpeza do mato,
- Fazer valas de drenagem para o escoamento das àguas pluviais,
- Promoção do interesse histórico e cultural desses mesmos caminhos.

Noutros países onde esta actividade é regular e icentivada pelas autoridades adivinhem qual é o carro de eleição?
R: Qualquer modelo Land Rover, claro!

Vasco Martins dos Santos

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33