segunda-feira, 31 de março de 2008

Todo-o-Terreno - As Referências

Actualmente é moda ser ou parecer "radical", e para estar na moda, nada melhor que conduzir um automóvel que espelhe essa imagem - um Veículo Todo-o-Terreno. Os técnicos de marketing dos fabricantes de automóveis estavam atentos a esta tendência, e perceberam rápidamente que a maior parte das pessoas queria estar na moda, mas não necessitavam de um veículo TT puro e duro. É assim que nasce aquilo que os espanhois chamam de Veículo Todo o Caminho.



Os Todo o Caminho, são aquilo que os fabricantes denominaram de SAV, SUV, Crossover, etc. São automóveis com um visual desportivo mais apelativo, mas cujas aptidões TT são bastante reduzidas, na maior parte dos casos dotados de tracção às 4 permanente, tem todavia uma altura ao solo pouco maior que a dos demais automóveis e ângulos muito limitados, sendo eficazes apenas em estradões de terra batida, ou em situações de gelo na estrada.

No entanto os Veículos Todo-o-Terreno, continuam vivos e de saúde, pois continuam a ser imprescindíveis quer por razões de trabalho, quer por puro lazer. Desde 1940, ano em que nasce o famoso Willys, muitas foram as marcas que durante décadas conceberam sucessivos modelos de veículos TT, mas apenas uns poucos se tornaram "referências".

O Willys surge do projecto de Karl Probst, para a fábrica Bantam, com o propósito de cumprir o caderno de encargos do Exército Americano. O primeiro protótipo viu a luz do dia pela primeira vez a 23 de Setembro de 1940. Tendo sido produzido em massa para o esforço de guerra pela Willys e pela Ford, sendo que esta ultima o baptiza de "General Purpose", "GP", que vem a originar o nome "Jeep", mais tarde adoptado pela AMC. É este o automóvel que estabelece o paradigma do veículo TT, fixando as caracteristicas deste tipo de veículo e em relação ao qual, ainda hoje, todos os outros conttinuam a ser comparados.




Em 1947, os irmãos Spencer e Maurice Wilks, com a ajuda de Gordon Bashford, "criam" o primeiro Land Rover, utilizando como base um chassis de Willys. Este novo veículo propunha-se ser um carro do campo, uma verdeira ferramenta, poderia funcionar como gerador extra, como reboque, montar alfaias agricolas para lavrar a terra se necessário, e ao mesmo tempo ser capaz de transportar uma família até à Igreja aos domingos!



Ao contrário do Willys original, pretendia-se um carro versátil mas com vocação civil e mesmo familiar. Exemplo que a Jeep vem a seguir mais tarde. É assim que em Abril de1948 é lançado oficialmente o Série I. A revista Motor descreveu-o assim: " é o veículo que vai a todo o lado, com um corpo do tipo utilitário, com fonte de enrgia portátil, e uma alternativa aos tractores ligeiros.

...O resto é história!

Os dois percursores estão vivos em ambos os lados do Atlãntico, com versões actuais, que mantém todas as carcteristicas iniciais com mais um ou outro trunfo.


O Inglês



E o Americano

Vasco Martins dos Santos

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

quinta-feira, 27 de março de 2008

TATA MOTORS - Novo Proprietário da Land Rover


O gigante indiano TATA Group anunciou que a TATA Motors chegou a acordo com a Ford para a compra da Jaguar e da Land Rover, compreendendo marcas, fábricas, e direitos de propriedade.
A transferencia de propriedade para a TATA estará concluida no final do próximo trimestre. O montante acordado será de aproximadamente 2,3 biliões de dólares, e a Ford contribuirá com cerca de 600 milhões para o fundo de pensões dos funcionários.


O Presidente da Tata Sons e da Tata Motors,o Senhor Ratan N Tata, afirmou: “Estamos bastante satisfeitos com a perspectiva da Jaguar e da Land Rover passarem a ser uma parte significativa do seu negócio no sector automóvel. Tem um enorme respeito pelas duas marcas e trabalharemos para preservar e aumentar a sua tradição e competitividade, mantendo as suas identidades intactas. Procuraremos apoiar o seu desenvolvimento, mantendo-nos fieis aos nossos princípios de permitir á gestão e aos funcionários trazer a sua experiência e conhecimento contribuindo para o crescimento do negócio.”


A Ford continuará a fornecer à Jaguar e Land Rover motorizações, paineis e outros componentes dos veículos, bem como uma variedade de tecnologias, como a tecnologia das novas plataformas ambientais. A Ford comprometeu-se igualmente em fornecer apoio técnico de engenharia, incluindo R&D, tecnologia de informação e serviços de contabilidade. A Ford Motor Credit Company garantirá o financiamento a todos os distribuidores e clients da Jaguar e Land Rover por um período de 12 meses.


Pretende-se manter e apoiar os planos correntes da Jaguar e da Land Rover e ao mesmo tempo proporcionar a ambas as marcas liberdade para desenvolver autónomamente as suas capacidades no futuro, compatíveis com os requisitos próprios destas marcas “premium”.
Assim não se prevêem quaisquer mudanças significativas relativamente aos trabalhadores e seus contratos de trabalho.

segunda-feira, 24 de março de 2008

ASO e a Geografia do DAKAR


Agora que o DAKAR foi completamente abandonado, a favor de uma prova na América do Sul, alguém deveria explicar (talvez João Lagos) à ASO, que DAKAR localiza-se no continente africano, e como tal torna-se um tanto despropositado insistir no nome DAKAR.
VMS

quinta-feira, 20 de março de 2008

Argumentos a favor dos 4X4


Quando alguns sectores políticos movidos por interesses puramente pessoais se esforçam por "vender" a ideia de que é elegante dizer que os veículos 4x4 constituem um tremendo um perigo público, procurando desviar a nossa atenção das verdadeiras ameaças ao nosso bem-estar é importante a divulgação de sites como este:

quarta-feira, 12 de março de 2008

José Megre e a Aventura do DAKAR


Após a triste vitória do terrorismo e talvez de outro qualquer interesse oculto, colocando um fim triste no DAKAR, vale a pena relembrar um livro fantástico que alimentou o meu imaginário sobre esta mítica prova desde os meus 16 anos de idade.

O livro "PARIS-DAKAR, DA AVENTURA À COMPETIÇÃO", de José Megre, relata na primeira pessoa, a aventura lusa ao volante dos gloriosos UMM, nas provas de 1982, 1983 e 1984.

É um verdadeiro documento histórico da história do automobilismo português, mas para mim, é mais do que isso, Megre conseguiu, captar a essência do DAKAR: Mais do que chegar em primeiro lugar, o importante é a aventura da viagem, vencer todos os obstáculos e chegar ao fim.

Logo na introdução do livro, o próprio Thierry Sabine afirma:

"O Dakar é a prova de aventura dos tempos modernos, transportando para a actualidade noções do passado como: a Coragem, a Audácia e o Fair Play..."

Espero que estes valores nunca passem de moda e sejam continuamente transmitidos às gerações vindouras, nesta prova ou noutras que venham a ser realizadas.
Vasco Martins dos Santos

domingo, 2 de março de 2008

Revista Todo-o-Terreno: Edição de Colecção


Saudamos a revista Todo-o-Terreno pelo sentido da oportunidade e pela homenagem ao evento mais marcante do universo automobilistico mundial, lançando uma edição especial para coleccionadores, sobre a historia do DAKAR.

Belíssimas fotografias, completa e detalhada informação sobre o maior Rallye do mundo, um verdadeiro documento histórico!

Parabéns e Obrigado!

Vasco Martins dos Santos

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33