quarta-feira, 9 de junho de 2010

Defender 2014

http://www.carbodydesign.com/archive/2007/07/06-phil-simmons-land-rover-design/

O senhor da foto chama-se Gerry McGovern, o director de design da Land Rover, e a foto encontra-se num artigo da Car Body de 6 de Julho de 2007. Se espreitarem por trás deste senhor poderão vislumbrar o futuro Defender.

Isto significa algo muito simples: o futuro do Defender já estava previsto há muito tempo, lembro os desenhos já aqui apresentados anteriormente: http://www.auto-car-shop.com/2010/03/hybrid-land-rover-defender-2014-plus-an-interesting-recreation/




Trago novamente este assunto à baila, por causa das imagens publicadas a 15 de Maço deste ano pela Car Review (http://www.auto-car-shop.com/2010/03/hybrid-land-rover-defender-2014-plus-an-interesting-recreation/ ), que facilmente percebemos tratar-se de um "concept" e não de um verdadeiro sucessor do emblemático modelo da marca inglesa. Obviamente o novo modelo será mais próximo do actual, mantendo alguns traços evocadores das suas inconfundíveis linhas.


O verdadeiro problema é que conceptualmente o design do Defender mantém-se praticamente inalterado desde o Series I de 1948. O que representa uma enorme responsabilidade para qualquer equipa de design, pois significa mexer no modelo emblemático da marca, reconhecido universalmente como um Icone dos veículos TT.

http://blog.niot.net/en/tag/land+rover+defender/

Na última edição da Land Rover Owner International, publicou-se um exercício muito interessante: a redacção apresentou à equipa de design da Land Rover um "caderno de encargos" com os requisitos e especificações que consideram imprescindíveis para o novo Defender.

Não é inocentemente que Andy Wheel, um dos responsáveis da Land Rover pelo "Projecto Icon", responde ao desafio com os desenhos agora publicados por aquela revista.

http://www.lro.com/images/issues_images/jun01-225.jpg

Faz parte da estratégia comercial: publicam-se uns desenhos, numa revista de referência a nível internacional, para testar a resposta do mercado. Atitude inteligente que revela o cuidado e preocupação que os responsáveis da marca estão a dedicar à sucessão do "Rei". Mais adianta a LRO, que fruto das novas normas de segurança (p.ex: obrigatoriedade de airbags), o actual modelo será necessáriamente substituido em 2014.

Por isso quem pretender ter uma noção muito aproximada do futuro Icone, deverá dar uma espreitadela à Land Rover Owner International de Junho de 2010.

Pela nossa parte subscrevo na íntegra os requisitos apresentados pela redacção da revista. Quanto ao resultado diremos apenas que se trata de um Discovery IV com esteroides, de linhas mais agressivas e carroçaria musculada, lembrando claramente as linhas rectilineas do Defender - faz sentido. Gostámos!

Vasco Martins dos Santos

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33