terça-feira, 17 de julho de 2007

LAND ROVER ECOLÓGICO


Antes de o ser já o era...

O Decreto-Lei nº 196/2003 transpõe para o ordenamento português a nº2000/53CE, do Parlamento Europeu que obriga todos os intervenientes do mercado automóvel, sejam fabricantes ou importadores, a assumir responsabilidades e contribuir para a eliminação dos Veículos em Fim de Vida. Assim os fabricantes terão de garantir a recuperação e a destruição dos seus veículos no futuro, e projectar e fabricar modelos mais facilmente recicláveis devendo chegar a 2015 com um índice de reaproveitamento de 85% dos componentes do veículo (contra os actuais 75%).

O maior problema na destruição dos veículos em fim de vida é a reciclagem dos materiais empregues na sua construção, sendo o plástico o plástico o mais difícil de reaproveitar, pelo que quanto maior for a percentagem de plático presente no veículo, maior o dano ecológico a longo prazo.

O que podemos afirmar com todo o orgulho é que os nossos Séries, e Defender, antes de ser obrigatório o reaproveitamento dos veículos a 75%, já apresentavam valores na casa dos 85%, por oposição à maioría dos "Tupperware" que circulam por aí!

VMS

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33