segunda-feira, 31 de março de 2008

Todo-o-Terreno - As Referências

Actualmente é moda ser ou parecer "radical", e para estar na moda, nada melhor que conduzir um automóvel que espelhe essa imagem - um Veículo Todo-o-Terreno. Os técnicos de marketing dos fabricantes de automóveis estavam atentos a esta tendência, e perceberam rápidamente que a maior parte das pessoas queria estar na moda, mas não necessitavam de um veículo TT puro e duro. É assim que nasce aquilo que os espanhois chamam de Veículo Todo o Caminho.



Os Todo o Caminho, são aquilo que os fabricantes denominaram de SAV, SUV, Crossover, etc. São automóveis com um visual desportivo mais apelativo, mas cujas aptidões TT são bastante reduzidas, na maior parte dos casos dotados de tracção às 4 permanente, tem todavia uma altura ao solo pouco maior que a dos demais automóveis e ângulos muito limitados, sendo eficazes apenas em estradões de terra batida, ou em situações de gelo na estrada.

No entanto os Veículos Todo-o-Terreno, continuam vivos e de saúde, pois continuam a ser imprescindíveis quer por razões de trabalho, quer por puro lazer. Desde 1940, ano em que nasce o famoso Willys, muitas foram as marcas que durante décadas conceberam sucessivos modelos de veículos TT, mas apenas uns poucos se tornaram "referências".

O Willys surge do projecto de Karl Probst, para a fábrica Bantam, com o propósito de cumprir o caderno de encargos do Exército Americano. O primeiro protótipo viu a luz do dia pela primeira vez a 23 de Setembro de 1940. Tendo sido produzido em massa para o esforço de guerra pela Willys e pela Ford, sendo que esta ultima o baptiza de "General Purpose", "GP", que vem a originar o nome "Jeep", mais tarde adoptado pela AMC. É este o automóvel que estabelece o paradigma do veículo TT, fixando as caracteristicas deste tipo de veículo e em relação ao qual, ainda hoje, todos os outros conttinuam a ser comparados.




Em 1947, os irmãos Spencer e Maurice Wilks, com a ajuda de Gordon Bashford, "criam" o primeiro Land Rover, utilizando como base um chassis de Willys. Este novo veículo propunha-se ser um carro do campo, uma verdeira ferramenta, poderia funcionar como gerador extra, como reboque, montar alfaias agricolas para lavrar a terra se necessário, e ao mesmo tempo ser capaz de transportar uma família até à Igreja aos domingos!



Ao contrário do Willys original, pretendia-se um carro versátil mas com vocação civil e mesmo familiar. Exemplo que a Jeep vem a seguir mais tarde. É assim que em Abril de1948 é lançado oficialmente o Série I. A revista Motor descreveu-o assim: " é o veículo que vai a todo o lado, com um corpo do tipo utilitário, com fonte de enrgia portátil, e uma alternativa aos tractores ligeiros.

...O resto é história!

Os dois percursores estão vivos em ambos os lados do Atlãntico, com versões actuais, que mantém todas as carcteristicas iniciais com mais um ou outro trunfo.


O Inglês



E o Americano

Vasco Martins dos Santos

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