sábado, 21 de junho de 2008

Eurosatory 2008 - Novidades Land Rover


Ao fim de 60 anos, a tradição militar da Land Rover continua bem presente em todos os cenários de guerra. Prova disso é a forte presença em Paris, no Eurosatory, de veículos especiais Land Rover, e de outros modelos de diferentes fabricantes e transformadores a usar plataformas Land Rover.



Habitualmente o espaço Land Rover exibe modelos Range Rover blindados e Defenders tipo "Tangi", tão utilizados pela Polícia e Exército britanicos na Irlanda do Norte. Este ano a aposta foi na novidade, apresentando veículos especiais novos de vocação específica: um Defender 130 Posto de Comando, um Discovery 3 TDV6 blindado, e um "protótipo" Defender 6x6.




DEFENDER 130 Posto de Comando

Esta versão posto de comando do 130, monta uma caixa sobre o eixo traseiro, de genrosas dimensões, permitindo colocar 2 homens a trabalhar em simultâneo. Possui ar-condicionado, tem possibilidade de instalar um mastro telescópico, e tem múltiplos espaços de arrumação e colocação de racks. Trata-se de um veículo vocacionado para missões de comando, vigilância e comunicações.



Com uma caixa de dimensões tão generosas, já estou a imaginar o olhar guloso dos landroveristas aficionados das auto-caravanas. Não me admirava nada de ver daqui a uns tempos, alguns destes postos de comando transformados em auto-caravanas passeando por aí, tal como já acontece com as ambulâncias Séries 109.



DISCOVERY 3 Blindado

Com este novo Land Rover blindado, vamos ver se as altas individualidades vão conmtinuar a preferir o estilo do Range Rover Sport ou o espaço do Discovery 3.



Os engenheiros da Land Rover consideraram suficiente o motor TDV6 para puxar 4 toneladas de peso máximo, mas temos conhecimento que esta transformação está igualmente disponível com motorizações mais potentes a gasóleo e a gasolina.


Vem equipado de fábrica com o seguinte equipamento:

- Controlo remoto da pressão dos pneus;
- Ar-condicionado;
- Terrain Response;
- Protecção balistica (EN 1063 Níveis BR5 e BR6 - Espingarda de Assalto);
- Protecção contra explosões laterais;
- Protecção inferior anti-granadas;
- Sistema de corte automático de combustível;
- Vidros fixos;
- Pneus Goodyeart Run Flat

Opcionais:
- Vidro do condutor móvel;
- Intercomunicador interior/exterior;
- Dupla bateria;
- Vidros fimados;
- Protecção do depósito de combustível;
- Protecção do escape;
- Sirene;
- Extintor no motor;
- Etc.

DEFENDER 6x6 "Protótipo"

As versões 6x6 não são desconhecidas na Land Rover, lembremo-nos dos Range Rover de emrgência, e das versões Defender militares da australiana Tenix Defence Systems e da inglesa Alvis Vehicles Tactica.

Esta versão está dotada de um novo motor 2,4 litros turbo diesel, common rail, de 90 kW, com um binário de 360 Nm, caixa de 6 velocidades, tracção às 4 permanente, com bloqueio do diferencial central, e terceiro eixo seleccionável para condução fora de estrada.

Ângulos:

Ataque: 48º

Saída: 33º

Rampa: 148º

Trata-se de um veículo para os grandes espaços, com uma enorme capacidade de transporte de carga para percorrer longas distãncias, nas mais duras condições.

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

domingo, 15 de junho de 2008

Freelander 2 Comercial

O Freelander 2 soma e segue, depois de ter atingido a marca das 100.000 unidades produzidas, a Land Rover anuncia o lançamento da versão de trabalho deste todo-o-terreno compacto.

À semalhança do que já tinha acontecido nas anteriores versões do Discovery e do Freelander, a Land Rover sentiu necessidade de avançar com esta proposta pela pressão imposta pelos consumidores ingleses. Uma importante percentagem do público inglês, principalmente das zonas rurais, procura um veículo rubusto, com boas aptidões fora de estrada, que possa executar as tarefas do campo com comforto e comodidade.

Esta versão dispõe apenas dos dois lugares dianteiros, sendo o restante espaço da cabine dedicado ao transporte de carga. O espaço de carga está separado dos lugares dianteiros por uma grade, e os vidros laterais traseiros foram substituidos por paineis opacos.
Resta saber se o importador Português estará interessado em trabalhar este nicho de mercado.

Land Rover e Jaguar na ACEA



A Jaguar Land Rover passou a integrar ACEA - Associação de Construtores Europeus de Automóveis.

Entre os seus prestigiados associados encontram-se marcas como a BMW, Daimler, Fiat, Porche, Peugeot Citroen, Renault, Volkswagen e Volvo entre outras.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Rates em Força




Apesar da nossa (custosa) ausência, o amigo José Barbosa presenteou-nos com numerosas fotos das quais deixamos aqui apenas uma pequena amostra.


Os sempre presentes Camel Trophy para os mais saudosistas.


Numerosas "peças" de colecção perfeitamente restauradas para gaudio dos seus proprietários e de todos nós que gostamos de as apreciar.



Máquinas já bem conhecidas, voltaram a marcar presença e a mostrar do que são capazes.


domingo, 1 de junho de 2008

Transibérico - Land Rovers Cumprem!



Na edição de 2008 do já prestigiado Transibérico a contar para a Taça do Mundo de TT, foi marcada pela forte presença das pricipais equipas do panorama TT mundial, os veículos Land Rover ocuparam posição de destaque.



É de salientar o 3.º lugar do pódio alcançado pela dupla Carlos Martins/João Fagulha na Classe T8, a que contou com maior número de inscrições da Promoção A - o nível mais básico de preparação, com um Land Rover Defender da classe T8.


O Bowler de Rodrigo e Duarte Amaral apesar de uma entrada mais intempestiva numa das curvas finais, que resultou num suave "capotanço" a escassos metros da linha de chegada, alcançou um honroso no 9.º lugar na geral.