sábado, 21 de junho de 2008

Eurosatory 2008 - Novidades Land Rover


Ao fim de 60 anos, a tradição militar da Land Rover continua bem presente em todos os cenários de guerra. Prova disso é a forte presença em Paris, no Eurosatory, de veículos especiais Land Rover, e de outros modelos de diferentes fabricantes e transformadores a usar plataformas Land Rover.



Habitualmente o espaço Land Rover exibe modelos Range Rover blindados e Defenders tipo "Tangi", tão utilizados pela Polícia e Exército britanicos na Irlanda do Norte. Este ano a aposta foi na novidade, apresentando veículos especiais novos de vocação específica: um Defender 130 Posto de Comando, um Discovery 3 TDV6 blindado, e um "protótipo" Defender 6x6.




DEFENDER 130 Posto de Comando

Esta versão posto de comando do 130, monta uma caixa sobre o eixo traseiro, de genrosas dimensões, permitindo colocar 2 homens a trabalhar em simultâneo. Possui ar-condicionado, tem possibilidade de instalar um mastro telescópico, e tem múltiplos espaços de arrumação e colocação de racks. Trata-se de um veículo vocacionado para missões de comando, vigilância e comunicações.



Com uma caixa de dimensões tão generosas, já estou a imaginar o olhar guloso dos landroveristas aficionados das auto-caravanas. Não me admirava nada de ver daqui a uns tempos, alguns destes postos de comando transformados em auto-caravanas passeando por aí, tal como já acontece com as ambulâncias Séries 109.



DISCOVERY 3 Blindado

Com este novo Land Rover blindado, vamos ver se as altas individualidades vão conmtinuar a preferir o estilo do Range Rover Sport ou o espaço do Discovery 3.



Os engenheiros da Land Rover consideraram suficiente o motor TDV6 para puxar 4 toneladas de peso máximo, mas temos conhecimento que esta transformação está igualmente disponível com motorizações mais potentes a gasóleo e a gasolina.


Vem equipado de fábrica com o seguinte equipamento:

- Controlo remoto da pressão dos pneus;
- Ar-condicionado;
- Terrain Response;
- Protecção balistica (EN 1063 Níveis BR5 e BR6 - Espingarda de Assalto);
- Protecção contra explosões laterais;
- Protecção inferior anti-granadas;
- Sistema de corte automático de combustível;
- Vidros fixos;
- Pneus Goodyeart Run Flat

Opcionais:
- Vidro do condutor móvel;
- Intercomunicador interior/exterior;
- Dupla bateria;
- Vidros fimados;
- Protecção do depósito de combustível;
- Protecção do escape;
- Sirene;
- Extintor no motor;
- Etc.

DEFENDER 6x6 "Protótipo"

As versões 6x6 não são desconhecidas na Land Rover, lembremo-nos dos Range Rover de emrgência, e das versões Defender militares da australiana Tenix Defence Systems e da inglesa Alvis Vehicles Tactica.

Esta versão está dotada de um novo motor 2,4 litros turbo diesel, common rail, de 90 kW, com um binário de 360 Nm, caixa de 6 velocidades, tracção às 4 permanente, com bloqueio do diferencial central, e terceiro eixo seleccionável para condução fora de estrada.

Ângulos:

Ataque: 48º

Saída: 33º

Rampa: 148º

Trata-se de um veículo para os grandes espaços, com uma enorme capacidade de transporte de carga para percorrer longas distãncias, nas mais duras condições.

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33