quinta-feira, 31 de julho de 2008

Land Rover Híbrido


O aumento do custo dos combustíveis e as crescentes preocupações com o ambiente, levaram os fabricantes e transformadores a procurar alternativas mais económicas e menos poluentes.

Após a aquisição pela TATA Motors, a Jaguar Land Rover recebeu um forte impulso para o desenvolvimento de novos projectos. É o caso dos projectos relacionados com veículos híbridos. Como base para as novas motorizações híbridas, os engenheiros britânicos encontram-se já a desenvolver um novo bloco de 3 litros e seis cilindros a díesel, uma nova versão do actual 2,7 litros e um novo V8 de 5 litros com injecção directa. Estes modelos deverão utilizar uma transmissão ZF de 8 velocidades e um motor electrico Dynastart, também da ZF que substituirá o conversor de binário.

A Land Rover pretende utilizar nos seus veículos um motor eléctrico montado no eixo traseiro, denominado pelos seus engenheiros "Electric Rear Axle Drive".

Os primeiros veículos Jaguar Land Rover híbridos deverão surgir apartir de 2010, começando pelo LRX com um motor híbrido de 2 litros turbo díesel/eléctrico, capaz de atingir a mítica marca de 60 mpg.



No entanto existem já algumas empresas a testar algumas versões experimentais de modelos Land Rover, é exemplo disso a Liberty Electric Cars ( http://www.liberty-ecars.com/ ).




A Liberty concentrou a sua atenção no Range Rover. Pretende conquistar uma clientela abastada, com preocupações ambientais, que procura um veículo que provoque o mínimo de impacto ambiental, sem prescindir do luxo, da segurança e eficácia do topo de gama da Land Rover.

O CEO da Liberty, Barry Shrier defende que o seu Range Rover, tem uma autonomia de 200 milhas, todavia o veículo tem geradores próprios com capacidade para aumentar essa autonomia.
A Liberty desenvolveu este projecto sem qualquer colaboração da Land Rover.
Adquirem Range Rovers nos concessionários, desmontam motor e transmissão, adaptam a sua tecnologia não poluente, voltam a montar estes componentes, e comercializam-nos entre as 190.000 e as 250.000 libras, o que torna este Range inalcançável para a maioria dos mortais.

Também a Magnetic Systems Technology ( http://www.magtech.co.uk/ )apresentou no salão de Liverpool de 2008, a sua fantástica versão híbrida de um Defender 110. Integraram o motor electrico na transmissão já existente e os seus responsáveis afirmam que esta versão consegue desenvover um binário máximo de 380 Nm.

MESCLACAR


http://technorati.com/claim/puaw5i7x33