Vulgarmente conhecido entre os Landrovistas por Classic, o modelo concebido por Spencer King é um verdadeiro clássico entre os todo-o-terreno, e ainda hoje o seu design é reconhecido como a quinta essência dos SUV, sendo considerado o primeiro verdadeiro SUV. Apesar disso, as suas capacidades fora de estrada, envergonham muitos dos chamados "jipes". Permitindo andar em todo-o-terreno, em grande estilo, no requintado ambiente de luxo britânico, associado ao máximo do conforto.
No interior temos um conjunto de poltronas, totalmente ajustáveis à frente, forradas no mais irrepreensível couro, as portas com guarnições em madeira, recordando-nos a tradição dos puro-sangue ingleses. Dispõe também de cruise control, vidros eléctricos e fecho centralizado de portas.
Este modelo vem equipado com uma caixa automática, que permite controlar sem pensar os quase 200 cv de potência e os 304 Nm de binário máximo, do motor V8 de combustão interna. Este é um dos motores a gasolina mais respeitados em todo o mundo, pela sua robustez e fiabilidade. Concebido pela GM como Buick 215 em 1961, foi mais tarde redesenhado e produzido pela Rover, vindo a equipar modelos tão famosos como os MG e MGB, Rover, Triumph, TVR e claro os nossos Land Rover.
Uma das inovações deste modelo a partir de 1992 é o ECAS - Electronic Controlled Air Suspension e em 93 é introduzido o ABS e o controlo de tracção. Sendo o exemplar em apreço de 1994, já conta com todas estas inovações.
Nesta fotos podemos apreciar o pormenor de um dos quatro sacos de ar do sistema de suspensão electrónico.
Nestas fotos podemos apreciar o Range com a suspensão na posição mais rebaixada e comparar com a posição mais elevada, aumentando consideravelmente as suas capacidades em condução fora de estrada.
No lindíssimo Niagara Green, dou comigo a sonhar calçado de Wellingtons, a colocar um estojo com um par de Purdeys no porta bagagens e partir para um exclusivo couto, onde ainda se encontre caça miúda genuinamente brava. Ou a aproveitar a parte inferior do portão traseiro como mesa de piquenique, na companhia de que mais gostamos, nas margens de um ribeiro numa soalheira tarde de primavera.