terça-feira, 7 de agosto de 2007

Cabo Sardão - Porque Não?

Uma vez mais, lá vínhamos nós de Vila Nova de Mil Fontes rumo á Zambujeira, e lá estava a placa: "Cabo Sardão". É daqueles sítios onde, estupidamente, passo sempre ao largo, na direcção de um qualquer destino já marcado mais a Sul. Mas desta vez, chegado à Herdade do Touril, perto da Zambujeira, ao verem o Defender, sugeriram-me que fizesse o seguinte passeio: ir sobre a falésia até ao Cabo Sardão.

Herdade do Touril


No dia seguinte lá fomos, á descoberta, de máquina fotográfica em riste. A maior parte do caminho não apresenta dificuldades, alternando entre a terra batida e areia fina, com uma ou outra depressão mais acentuada aqui e ali, e uma ou outra vala que podem forçar a uma cruzamento de eixos de fácil resolução.



A paisagem é de uma beleza esmagadora, lembrando-nos da nossa pequenez, face à grandiosidade da Mãe Natureza, proporcionando-nos imagens fantásticas.




À tarde abandonámos a costa, para encher os olhos com os vastos campos Alentejanos.


Acabámos a jantar num simpático e familiar restaurante - "O SACAS" junto a uma pequena doca de pesca a norte da Zambujeira. As especialidades são a feijoada de búzios e a caldeirada de peixe, mas eu recomendo também os linguadinhos fritos com migas.

Onde Ficar: Herdade do Touril de Baixo

http://www.herdadetouril.com/

Onde Comer: Restaurante "O Sacas" telef: 283 961 151