terça-feira, 2 de dezembro de 2008

BOWLER Triunfa em Fronteira

(Foto: http://www.autoportal.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/12807631/400x330 )

Nesta 11ª edição das 24 horas Vodafone - Vila de Fronteira, a equipa formada por Thierry Charbonnier/Nicolas Gibon/Yves Fromont ascenderam ao primeiro lugar, ao volante de um BOWLER WILDCAT 200.

Um triunfo justo recompensou os franceses por uma prova constante e sem problemas. Os pilotos franceses controlaram os acontecimentos, mantendo um andamento constante apesar das difíceis condições climatéricas, apostando na resistência e fiabilidade do BOWLER.

Este mesmo BOWLER WILDCAT 200, tem um respeitável currículo, construido no Estoril pela Parede Car, já participou em duas edições do DAKAR, uma nas mãos de Lino Carapeta e outra com Rodrigo Amaral.

(Foto: http://www.rodagem.blogspot.com/)

A Tanqueluz/Parede Car esteve em grande em Fronteira: Lino Carapeta teve boas razões para estar satisfeito no final desta duríssima prova, não só pelo seu excelente 8.º lugar partilhado com Filipe Correia e Jorge Cunha, mas também pela vitória obtida por um veículo preparado e evoluído pelo Team Tanqueluz/Paredecar - o Bowler dos franceses vencedores.

Satisfeito, Charbonnier afirmou no final: "Gosto muito deste carro e levámos a cabo uma prova sem problemas de maior, o que é essencial numa competição deste tipo. Quero dedicar este triunfo ao meu grande amigo José Megre, que tem apoiado as minhas participações desde o tempo de Portalegre em moto e a quem o todo-o-terreno mundial tanto deve".

Conclusão: dois BOWLER WILDCAT preparados e evoluídos em Portugal, correram durante 24 horas, nas mais duras condições sem registo de qualquer problema técnico.

Classificação final:

1.º Charbonnier/Gibon/Fromont (Bowler Wildcat), 24h 12m 58,361s; 2.º Lamy/Santos/Finkelstein/Schmit (Schmit Peugeot), a 7 voltas; 3º Dambis/Saukans/Skoks (Oscar 24), a 8 voltas; 4.º Lopes/Bernardo/Portela/Mota (Mitsubishi Pajero), a 10 voltas; 5.º Silva/Inácio/Rolla/Cunha (Nissan Terrano II), a 12 voltas; 6.º G. Reis/Santos/A. Reis/Prazeres (Nissan Navara), a 13 voltas; 7.º Coimbra/Silva/Fontes/Prata (Nissan Navara), a 13 voltas; 8.º Carapeta/Correia/Cunha (Bowler Wildcat), a 14 voltas; 9.º P. Pinto/C. Pinto/Marcelo/Carvalho (Mazda BT-50), a 15 voltas; 10.º Lourenço/Oliveira/Baltazar/Matos (Mazda BT-50), a 15 voltas; etc.

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Está aí o Inverno - Condução na Neve


(foto: www.lr-mad.co.uk/images/110snow1.jpg )

Chegou o Inverno e com ele a neve! Muitos de nós tencionarão a aproveitar os feriados de Dezembro e talvez estejam a pensar ir até à Serra da Estrela ou quem sabe até aos picos da Europa. Mas também podemos simplesmente ter de enfrentar a neve para proseguir com a vida do dia-a-dia.

Por isso apresentamos aqui alguns conselhos sobre a condução em neve:

1.º Preparação

Levar consigo:

- Kit de primeiros socorros,

- Roupa quente e cobertores para todos os passageiros,

- Alguma comida e bebidas quentes,

- Roupa e Botas impermeáveis, para se tiver de sair do veículo,

- Roupa de alta visibilidade ou reflectora.

- Chapéu ou barrete quente e luvas grossas,

- Equipamento de resgate,

- Uma pá

- Lanterna com baterias

- Telemóvel carregado.

- Líquido descongelante.



2.º Bloqueados na Neve


Se ficar preso na neve desligue o motor, por forma a evitar o risco de inalação dos gases do escape. Desligue o motor, ligndo-o apenas por curtos periodos, o suficiente para manter o motor aquecido e isuflar ar quente no habitáculo.


3.º Visibilidade


Em condições de fraca visibilidade (e só nestas), use os farois de nevoeiro, não use os máximos pois este iluminarão apenas as particulas de humidade, dificultando ainda mais a visibilidade.

(foto: www.landroverclub.net/Club/Recovery/alain_late_snow.jpg )

4.º Condução na neve

O Land Rover é provavelmente o melhor veículo para circular na neve, mas há que ter alguns cuidados.

- Circular a baixa velocidade,

- Conduzir de forma suave sem movimentos bruscos no acelerador, travões ou mudanças de caixa,

- No piso escorregadio e de reduzida aderência deve sempre bloquear o diferencial,

- Não esquecer nunca que um mote de neve pode ocultar um obstáculo: uma pedra, um muro, uma àrvore, ou buraco.

5.º Condução no Gelo


É comum nesta altura do ano, com temperaturas nos 0 graus ou inferiores, encontrar as estradas cobertas de gelo, o que nos obriga a precauções acrescidas:

- Circular a baixa velocidade,

- Manter boa distancia em relação ao veículo da frente,

- Se não dispuser de ABS e pretender travar faça-o de forma suave, pisando o pedal do travão repetidamente de forma cadenciada, até o veículo se imobilizar.

- Para iniciar a marcha, será mais fácil se o fizer em 2a. velocidade.

(foto: www.landrover.uk.com/alf/snow3.jpg )

6.º Bom Senso

Conheça o seu destino, informe-se sobre o percurso que pretende seguir, utilize mapas e GPS.

Se as condições climatéricas se revelarem demasiado agrestes, fique em casa - está mais quentinho e é mais seguro!

Siga sempre as indicações das forças de segurança e serviços de emergência.

Se for necessário prestar auxílio, lembre-se de contactar sempre que possível os serviços de emergência, informando com o máximo de precisão da sua posição.

Bons Passeios!

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

VENTURA - O novo Freelander de 7 Lugares


(Foto apresentada em: http://2.bp.blogspot.com/_qFOdYcviYg8/SGOTUlcC-QI/AAAAAAAAIZQ/Lqd150Vj9zM/s400/ventura.jpg )

Segundo a AUTOCAR, o novo Freelander de sete lugares, até agora conhecido por "Projecto L486", terá o nome de Ventura, poderá assumir a aparência da imagem apresentada e será comercializado em 2012.

Na realidade pretende-se que este novo modelo seja mais do que uma simples versão de 7 lugares do Freelander 2, tendo sido criada uma estética nova tanto para o interior, como para o exterior da carroçaria.

A plataforma usada no Freelander 2, será alongada por forma a albergar os sete lugares, atingindo um comprimento próximo do irmão mais velho Discovery. Será igualmente equipado com o sistema "Terrain Response", e coloca-se a possibilidade de tal como o Discovery, ser dotado de suspensão pneumática de altura regulável.Além das motorizações 2,0 a gasolina e 2,2 a diesel, já conhecidas do Freelande 2, prevê-se também uma opção, denominada pelos ingleses "micro-híbrido" de sistema "soft start".

O novo modelo será produzido na fábrica de Halewood, juntamente com o LRX, o Jaguar X Type, e o actual Freelander. O objectivo da marca é atingir uma produção de 70.000 unidades por ano.

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

sábado, 25 de outubro de 2008

LAND ROVER EXPERIENCE - IBÉRICO

É verdade, finalmente surgiu na Península Ibérica o muito aguardado centro LAND ROVER EXPERIENCE gerido pela Promotor Events. Infelizmente para os aficionados lusitanos este centro foi instalado em Espanha, situado em Les Comes, perto de Barcelona. A Land Rover Espanha, não tem pejo em anunciar que se trata do primeiro centro LAND ROVER EXPERIENCE para Espanha e Portugal!

Este centro destina-se a proporcionar jornadas de aventura e cursos de condução TT, para entidades, empresas e particulares. Mais informação:

http://www.landrover.es/es/es/Company/News/Land_Rover_Experience_Les_Comes.htm

Cairam por terra as pretensões de alguns entusiastas portugueses, que já haviam contactado a marca inglesa com este propósito. E muitos tentaram... Uns ali para os lados de Mafra e Sintra, outros em Coimbra e na Lousã. Enfim, perderam os landrovistas portugueses.
O que é que nos faltou?
Não foi de certeza o número de entusiastas, esmagadoramente comprovado no Rates Billing e no último Encontro Ibérico realizado na Lousã. Pode ser que a história não tenha terminado aqui e talvez no futuro também Portugal seja contemplado. Entretanto podemos sempre ir á Catalunha divertir-nos.

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

IBÉRICO - Estivemos Lá

Ultrapassada a mítica barreira dos 1000 Land Rovers, foi com enorme satisfação que participámos no maior Encontro de Land Rovers da Península Ibérica.


No espaço da MESCLACAR, foi um verdadeiro corropio, muitos Lands nacionais e espanhois acorreram para ali fazerem diagnóstico e ser prestada alguma assistência.

Curiosamente foram "nuestros hermanos", aqueles que mais procuraram os serviços da Mesclacar.


Clientes e amigos da MESCLACAR, marcaram presença com os seus LAND ROVER, bem cuidados e totalmente operacionais.


Muitos foram os Lands exóticos que pudemos encontrar no recinto do encontro. É o caso dos mágníficos Land Rover/Santana 88" Ligero (Lightweight), vindos de Espanha.


Este Forward Control ambulância é já bem conhecido em Portugal, mas continua a causar sensação por onde passa! Claro que com este modelo é difícil passar despercebido!


O Encontro Ibérico tinha um verdadeiro museu Land Rover ao àr livre! Que melhor forma de comemorar os 60? Desde os Séries I a estes magníficos Séries II e Stage dos bombeiros que atraiam os pequenitos e não deixavam indiferentes os graúdos!

O carisma do Camel Trophy sempre presente! 2 Modelos idênticos nas duas provas promovidas pela Land Rover que representam marcos incontornáveis da história do todo-o-terreno: O Camel Trophy e o G4 Challenge.



As réplicas das viaturas do Camel Trophy e do G4 Challenge, continuam a fazer furor entre os aficionados, e muitos são os que resolvem transformar o seu Land numa daquelas viaturas. Prova disso é o crescente número de clubes dedicados exclusivamente a essas réplicas.

E lá esteve também um dos famosos Shorland dos quais já aqui falámos (ver etiqueta militar), contando a sua historia e descrevendo as suas caracteristicas. Que será feito dos da GNR?



Um Range Rover dos primeiros, verdadeiramente clássico - impecável!

Neste Encontro Ibérico nada faltou! Uma organização impecável, que soube representar condignamente todos os landrovistas nacionais perante os aficionados espanhois, todos unidos por um gosto comum: os Land Rover.

Agradecemos ao Clube Landmania de Portugal, e em particular ao Rui Marinho pela simpatia e generoso apoio que nos prestaram.

Obrigado e Até á Próxima!

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ENCONTRO IBÉRICO - A MESCLACAR VAI!

Nem podia deixar de ser!
A MESCLACAR, vai estar presente no Encontro Ibérico, para confraternizar e dar assistência, a todos os seus clientes e amigos, presentes na grande festa Land Rover da Península.


quinta-feira, 31 de julho de 2008

Novo Defender?


Esta foto foi apresentada pelo reputado site inglês Land Rover Madness ( http://www.lr-mad.co.uk/ ), como podendo ser um protótipo do novo Defender.

Na minha opinião, como amante do Defender, é um estudo interessante e até não me chocaria, pois acho-o bastante atraente: mantém as linhas rectas do Defender original, com uma frente identificada com a imagem da actual família Land Rover. Além disso vem dentro da linha de alguns desenhos que surgiram há tempos atrás para um hipotético novo modelo do Defender:

Mas não! Podem respirar fundo os puristas, são apenas "bonecos", e alguns mais atentos, poderão ter reparado num certo estilo "Ford". Isto até poderia ter sido feito antes da aquisição da Land Rover pela TATA Motors...

A verdade é que a renovação de um icone como o Defender continua a ser um verdadeiro quebra-cabeças para os engenheiros da Land Rover.

Peço desculpa mas não resisti a colocar aquela foto! Fi-lo porque não deixa de ser um estudo interessante e que pode dar ideias para o futuro.

Estas são as fotos do modelo original, o norte-americano Ford Bronco:

Land Rover Híbrido


O aumento do custo dos combustíveis e as crescentes preocupações com o ambiente, levaram os fabricantes e transformadores a procurar alternativas mais económicas e menos poluentes.

Após a aquisição pela TATA Motors, a Jaguar Land Rover recebeu um forte impulso para o desenvolvimento de novos projectos. É o caso dos projectos relacionados com veículos híbridos. Como base para as novas motorizações híbridas, os engenheiros britânicos encontram-se já a desenvolver um novo bloco de 3 litros e seis cilindros a díesel, uma nova versão do actual 2,7 litros e um novo V8 de 5 litros com injecção directa. Estes modelos deverão utilizar uma transmissão ZF de 8 velocidades e um motor electrico Dynastart, também da ZF que substituirá o conversor de binário.

A Land Rover pretende utilizar nos seus veículos um motor eléctrico montado no eixo traseiro, denominado pelos seus engenheiros "Electric Rear Axle Drive".

Os primeiros veículos Jaguar Land Rover híbridos deverão surgir apartir de 2010, começando pelo LRX com um motor híbrido de 2 litros turbo díesel/eléctrico, capaz de atingir a mítica marca de 60 mpg.



No entanto existem já algumas empresas a testar algumas versões experimentais de modelos Land Rover, é exemplo disso a Liberty Electric Cars ( http://www.liberty-ecars.com/ ).




A Liberty concentrou a sua atenção no Range Rover. Pretende conquistar uma clientela abastada, com preocupações ambientais, que procura um veículo que provoque o mínimo de impacto ambiental, sem prescindir do luxo, da segurança e eficácia do topo de gama da Land Rover.

O CEO da Liberty, Barry Shrier defende que o seu Range Rover, tem uma autonomia de 200 milhas, todavia o veículo tem geradores próprios com capacidade para aumentar essa autonomia.
A Liberty desenvolveu este projecto sem qualquer colaboração da Land Rover.
Adquirem Range Rovers nos concessionários, desmontam motor e transmissão, adaptam a sua tecnologia não poluente, voltam a montar estes componentes, e comercializam-nos entre as 190.000 e as 250.000 libras, o que torna este Range inalcançável para a maioria dos mortais.

Também a Magnetic Systems Technology ( http://www.magtech.co.uk/ )apresentou no salão de Liverpool de 2008, a sua fantástica versão híbrida de um Defender 110. Integraram o motor electrico na transmissão já existente e os seus responsáveis afirmam que esta versão consegue desenvover um binário máximo de 380 Nm.

MESCLACAR


http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

quarta-feira, 30 de julho de 2008

MASSIF Militar



A versão militar do MASSIF, esteve presente em Paris na edição de 2008 do Eurosatory, no espaço da IVECO, junto com outros veículos militares do fabricante italiano.





Este verdadeiro Land latino, fruto da parceria entra a Santana e a Iveco, da qual recebeu a motorização, despertou as atenções de todos os que procuram um veículo ligeiro 4x4 robusto e polivalente com uma arquitectura de eficácia comprovada, para transporte de carga e pessoal.






O veículo exibido estava preparado para "air lift", por forma a ser empregue nos mais diversos cenários e situações.





A versão apresentada, tinha capota de lona, duas portas e portão traseiro, com capacidade para transportar 6 passageiros.



A designação deste veículo é LUV M30 EI8WM (4X4).

Existem três versões de comprimento diferente: 4350 mm (exibido), 4675 mm, 4950 mm.

Com carroçarias de três e cinco portas, abertas e fechadas.

Todas as versões vêm equipadas com caixa de 6 velocidades.

A motorização é idêntica à da versão cívíl.

MESCLACAR

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

segunda-feira, 14 de julho de 2008

DEFENDER no You Tube - Espectáculo!

Agora que vêm as férias, divirtam-se:

DEFENDER - A Lenda
http://www.youtube.com/watch?v=AEf0pKdyeyg

Camel Trophy
http://www.youtube.com/watch?v=Jmrg1r2uEKo
http://www.youtube.com/watch?v=CWIDkggO45c
http://www.youtube.com/watch?v=dFHqlNZKh-E
http://www.youtube.com/watch?v=c1a3VV06deg
http://www.youtube.com/watch?v=FdshHGWNSh0
http://www.youtube.com/watch?v=XpoZGHanLoU
http://www.youtube.com/watch?v=oHahAxR8X8o
http://www.youtube.com/watch?v=3OnQ-YNxSvI
http://www.youtube.com/watch?v=r91CtE6xHQ8
http://www.youtube.com/watch?v=IngZdOr5YVw
http://www.youtube.com/watch?v=04Tb-Wrn5fI
http://www.youtube.com/watch?v=sfxd-XeuFzw
http://www.youtube.com/watch?v=uJRhE79kIz0
http://www.youtube.com/watch?v=LMpaofHtLbo
http://www.youtube.com/watch?v=hFwci-83cEY
http://www.youtube.com/watch?v=-s9DvqXhgmk
http://www.youtube.com/watch?v=2Rp1ZeTep-g

G4 Challenge
http://www.youtube.com/watch?v=43iIlBikd6s
http://www.youtube.com/watch?v=Uw9bQCJOXjU
http://www.youtube.com/watch?v=D0ehnsWRgtY
http://www.youtube.com/watch?v=h3L9BJPFWHc
http://www.youtube.com/watch?v=n5gdoI28kcU

Tomb Raider
http://www.youtube.com/watch?v=eTUcXj8MKXQ

Sobre as Àguas
http://www.youtube.com/watch?v=u2yv2pnJAKA

Big Foot
http://www.youtube.com/watch?v=hU_RXUiGFeo

Test Drive
http://www.youtube.com/watch?v=lYR8A-6qc7I

Militares
http://www.youtube.com/watch?v=qsqWbkuS1U0
http://www.youtube.com/watch?v=STB4U9zZsa4

Apresentação Defender 2007
http://www.youtube.com/watch?v=3YaLmob6L8M

Anúncio
http://www.youtube.com/watch?v=hd3ujqAc2uk

segunda-feira, 7 de julho de 2008

G4 Só Para Verdadeiros Aficionados


Land Rover sempre foi sinónimo de todo-o-terreno, e o Defender é por todos considerado um verdadeiro "ícone" intemporal do todo-o-terreno, mas para os verdadeiros aficionados não há nada mais carismático que um Land Rover Camel Trophy, ou nos dias de hoje um G4 Challenge.


O G4 Challenge sucedeu ao Camel Trophy, consistindo igualmente numa dura prova realizada nos mais remotos pontos do globo, oferecendo uma maior diversidade de desafios aos aventureiros concorrentes.



O G4 Challenge integra provas de canoagem, de BTT, de "canyoning", montanhismo, corrida, natação, navegação e claro, condução fora de estrada, privilegiando sempre o espírito de equipa e a entreajuda.



Os clientes da Mesclacar, não deixam de nos surpreender, desta vez um deles, após a revisão geral executada, disponibilizou o seu mágnífico "G4 Challenge" para tirarmos umas fotos. É imagem perfeita do espírito de aventura personificado pela Land Rover. Não só tem bom aspecto, como é capaz de suportar qualquer prova de todo-o-terreno.



Na verdade, trata-se de uma réplica dos modelos hoje utilizados no G4 Challenge, e porque não? Na realidade usou-se a atraente estética daqueles modelos pintados de "Orange Tangiers" (fazem sempre voltar cabeças), montando todos aqueles acessórios, que aumentam a eficácia do Defender, tornando-o invencível nas mais difíceis condições:

- Guincho e respectivo para-choques,

- Safari Snorkel,

- Protecções dos diferenciais,

- Protecções das embaladeiras,

- Protecção da barra da direcção,

- Capot Reforçado para montagem de pneu suplente adicional,

- Grade do Tejadilho original Land Rover G4,

- Farois de longo alcance Warn,

- Protecções dos farois,

- Filtro de Ar KN

- Dupla bateria

- Pneus BF Goodrich AT

- Jantes de liga leve Boost

À semelhança do que se fazia com os Camel Trophy, porque não dar uma nova vida a um Freelander, um Discovery, um Defender 110 ou mesmo um 90, e transformá-lo numa réplica G4? As réplicas fieis, quando bem executadas e com peças originais (ainda disponíveis), são verdadeiras peças de colecção.



geral.mesclacar@netcabo.pt

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33

sábado, 21 de junho de 2008

Eurosatory 2008 - Novidades Land Rover


Ao fim de 60 anos, a tradição militar da Land Rover continua bem presente em todos os cenários de guerra. Prova disso é a forte presença em Paris, no Eurosatory, de veículos especiais Land Rover, e de outros modelos de diferentes fabricantes e transformadores a usar plataformas Land Rover.



Habitualmente o espaço Land Rover exibe modelos Range Rover blindados e Defenders tipo "Tangi", tão utilizados pela Polícia e Exército britanicos na Irlanda do Norte. Este ano a aposta foi na novidade, apresentando veículos especiais novos de vocação específica: um Defender 130 Posto de Comando, um Discovery 3 TDV6 blindado, e um "protótipo" Defender 6x6.




DEFENDER 130 Posto de Comando

Esta versão posto de comando do 130, monta uma caixa sobre o eixo traseiro, de genrosas dimensões, permitindo colocar 2 homens a trabalhar em simultâneo. Possui ar-condicionado, tem possibilidade de instalar um mastro telescópico, e tem múltiplos espaços de arrumação e colocação de racks. Trata-se de um veículo vocacionado para missões de comando, vigilância e comunicações.



Com uma caixa de dimensões tão generosas, já estou a imaginar o olhar guloso dos landroveristas aficionados das auto-caravanas. Não me admirava nada de ver daqui a uns tempos, alguns destes postos de comando transformados em auto-caravanas passeando por aí, tal como já acontece com as ambulâncias Séries 109.



DISCOVERY 3 Blindado

Com este novo Land Rover blindado, vamos ver se as altas individualidades vão conmtinuar a preferir o estilo do Range Rover Sport ou o espaço do Discovery 3.



Os engenheiros da Land Rover consideraram suficiente o motor TDV6 para puxar 4 toneladas de peso máximo, mas temos conhecimento que esta transformação está igualmente disponível com motorizações mais potentes a gasóleo e a gasolina.


Vem equipado de fábrica com o seguinte equipamento:

- Controlo remoto da pressão dos pneus;
- Ar-condicionado;
- Terrain Response;
- Protecção balistica (EN 1063 Níveis BR5 e BR6 - Espingarda de Assalto);
- Protecção contra explosões laterais;
- Protecção inferior anti-granadas;
- Sistema de corte automático de combustível;
- Vidros fixos;
- Pneus Goodyeart Run Flat

Opcionais:
- Vidro do condutor móvel;
- Intercomunicador interior/exterior;
- Dupla bateria;
- Vidros fimados;
- Protecção do depósito de combustível;
- Protecção do escape;
- Sirene;
- Extintor no motor;
- Etc.

DEFENDER 6x6 "Protótipo"

As versões 6x6 não são desconhecidas na Land Rover, lembremo-nos dos Range Rover de emrgência, e das versões Defender militares da australiana Tenix Defence Systems e da inglesa Alvis Vehicles Tactica.

Esta versão está dotada de um novo motor 2,4 litros turbo diesel, common rail, de 90 kW, com um binário de 360 Nm, caixa de 6 velocidades, tracção às 4 permanente, com bloqueio do diferencial central, e terceiro eixo seleccionável para condução fora de estrada.

Ângulos:

Ataque: 48º

Saída: 33º

Rampa: 148º

Trata-se de um veículo para os grandes espaços, com uma enorme capacidade de transporte de carga para percorrer longas distãncias, nas mais duras condições.

http://technorati.com/claim/puaw5i7x33