Famoso na Irlanda, o Shorland não é um modelo muito conhecido do grande público português, mas também andou por terras lusas. Aparecendo fugazmente, na maior parte dos casos, a sua simples presença tinha a capacidade de acalmar os ânimos mais exaltados, evitando recorrer ao uso da força.
A foto apresenta o primeiro protótipo fabricado pelos irmãos Shorts.
Construidos sobre o chassis do Land Rover Série II, donde decorre o nome Shorland, com que o modelo fo baptizado, e que resulta da união de Shorts com Land. As primeiras unidades entregues ao "Royal Ulster Constabulary" foram fabricadas pelos Short nos Estaleiros Navais de Belfast e por isso mesmo exibiam uma pintura cinzento "navio de guerra".
Várias foram as versões que se seguiram: o Mark 1 e o Mark 2 com base Series II A 109", o Mark 3 com base SB 301 Séries III 109", o Mark 4 com base SB401 Stage 1 V8.
Para um veículo com estas caracteristicas, a militarização foi uma consequência natural, e se a versão original utilizava a base civil do Series II 109", as versões posteriores já utilizavam veículos de especificação militar. No tejadilho foi montada uma torre tipo Ferret com capacidade para abrigar uma metralhadora.
Depois de intensa utilização em Belfast nos anos 60 e 70, foram repintados de côr verde "militar" e atribuidos ao "Ulster Defence Regimenent".
A versão original tornou-se conhecida não só pela sua torre Ferret, mas também pela cauda tipo barco ("boat tail"), no entanto esta configuração era algo limitadora pois restringia a sua tripulação a três pessoas: o condutor, o observador e o artilheiro.
Em termos operacionais, trata-se de um veículo ligeiro, rápido, com excelentes capacidades de todo-o-terreno, que possibilitam a sua utilização em missões de reconhecimento, sendo suficientemente versátil para a instalação de armamento diverso. Quando dotada de lança-granadas, torna-se muito eficaz para missões de ordem pública.
Actualmente versões melhoradas, com blindagem mais resistente, utilizando já o modelo 110 como base, dotadas suspensão de molas helicoidais, e com plataformas de armas tão avançadas como os actuais lança-mísseis, mantém-se em estado de prontidão em teatros de operações em diversas partes do globo.
No entanto, devido à limitação da configuração original e à imagem demasiado bélica da torre Ferret dotada de Metralhadora e/ou lança granadas, considerada pouco apropriada para o patrulhamento policial urbano, mesmo em situações que exigem uma intervenção mais musculada, foram desenvolvidas novas versões.
As versões mais recentes utilizam como base o chassis 110", com motorização V8 a gasolina, tem uma blindagem reforçada com paineis de aço duplos, e tejadilho reforçado, para maior protecção contra engenhos explosivos arremessados dos prédios.
Entretanto a "Royal Ulster Constabulary", actual "Police Service of Northern Ireland", aproveitando o conhecimento e experiência de Ernie Lusty, começou a conceber e a aperfeiçoar os seus próprios veículos, sendo o mais recente conhecido como "Tangi", abandonando definitivamente o cinzento e utilizando cores mais "civilizadas": branco, com listas azuis e amarelas.
Quando era miudo lembro-me perfeitamente de assistir fascinado à passagem de pequenas colunas de Shorland da GNR a atravessarem o Campo Santana, rumo a Sta. Barbara. Há poucos anos atrás tive oportunidade de apreciar um exemplar no stand da GNR na Segurex. É frequente encontrar estes carros em eventos em que participe a GNR.
A empresa Portuguesa BRAVIA, SARL. fabricante do famoso Chaimite, produziu um veículo muito semelhante, utilizando igualmente um chassi Séries II A. Trata-se do denominado Bravia Commando MK III, construido em Portugal, na fábrica de Porto Alto. Embora certas fontes indicassem que este modelo teria estado ao serviço da GNR e de algumas unidades do Exército, tal não é verdade, sendo hoje ponto assente, que o veículo adoptado e utilizado pela Guarda durante muitos anos terá sido o Shorland, sendo que o modelo português apenas terá sido comercializado para dois países Africanos não identificados, desconhecendo-se datas e quantidades.
Nos números 1/2005 e 2/2005 da Revista da Guarda, pode-se ler :
Citação:
Assim, decorria em ritmo acelerado, sobretudo depois do 16MAR74, o processo de aquisição de carros de patrulha blindados “Shorland, Mark III”. Foi recebido um em 13MAR74 e mais dois em 09ABR74. Os restantes 35 foram entregues ao 2.º Esquadrão do RC/GNR, em 12MAR75(...).
Citação:
(...) o processo de aquisição das viaturas blindadas “Shorland” (destinadas a substituir as auto-metralhadoras “Berliet 6x6 WWB4”, que datavam dos finais dos anos 30 e as auto-metralhadoras “Humber MK IV”, que datavam do início dos anos 50) apenas carece das seguintes correcções: foram adquiridas na Irlanda do Norte, 38 e não 55 viaturas blindadas e o custo unitário foi de 1.309.524$00 e não os mil contos referenciados. Estas viaturas tomaram parte, logo a seguir ao 25 de Abril, em diversas acções da Guarda, em todo o território nacional, com destaque no envolvimento na apelidada “Reforma Agrária”, obtendo pela sua acção ou somente pela presença, importante papel na manutenção/restabelecimento da ordem pública.
Patch da GNR
Os Shorland encontram-se em serviço em mais de 40 países, incluindo Argentina, Bahrein, Botswana, Brunei, Burundi, Chipre, Guiana, Quénia, Lesoto, Líbia, Malásia, Mali, Síria, Tailandia, Emirados Arabes Unidos.
Vasco Martins dos Santos