· 1860 J.K. Starley cria uma fábrica de máquinas de costura em Coventry.
· 1884 Nasce a Rover 'Safety' Cycles, Starley produz as primeiras bicicletas e triciclos usando o nome “Rover” pela primeira vez. Ainda hoje o nome “Rover” significa bicicleta na Polónia.
· 1888 Starkley desenvolve a Rover Electric Carriage.
· 1896 A empresa assume a designação de Rover Cycle Company Limited.
· 1904 A Rover constroi o seu primeiro carro.
· 1906 Termina a produção de bicicletas, a empresa adopta o nome Rover Company Limited e dedica-se exclusivamente à produção de carros.
· 1933 Em plena Depressão Económica, Spencer Wilks torna-se o Administrador Executivo da Rover, e implementa a especialização da empresa no fabrico de automóveis de prestigio. Spencer introduz diversos sistemas de optimização da linha de produção e nomeia o seu irmão Maurice para o departamento de concepção.
· 1937-1945 As fábricas Rover em Acocks Green e Solihull tornam-se parte do esquema de fábricas fantasma do governo britânico que fabricavam várias components incluindo motores para aviões e carros de combate. Após o término da 2a Grande Guerra, a fábrica de Acocks Green, continua a produzir os motores Rolls Royce V12 Meteor para os carros de combate.
Solihull começa a preparar-se para voltar a produzir automóveis, com uma previsão de 20.000 unidades por ano. Face á crise económica, o governo busca produtos para exportar e continua a restringir os fornecimentos de aço e a Rover é obrigada a desistir dos seus planos ambiciosos.
· 1946 Maurice Wilks tinha um cansado Jeep Willys militar do tempo da Guerra. na sua quinta de Anglesey. Ele considerava este veículo muito útil para a maioria das tarefas da sua quinta. Todavia o seu resistente Willys estava em fim de vida, e era necessário substituí-lo, mas não havia nenhuma alternativa inglesa, e as peças para o Willys escasseavam e eram difíceis de encontrar. Foi assim que Maurice identificou um espaço no mercado inglês para um veículo rural, mais pequeno que um tractor, mas mais versátil e robusto sem ser desajeitado.
· 1946 Maurice Wilks tinha um cansado Jeep Willys militar do tempo da Guerra. na sua quinta de Anglesey. Ele considerava este veículo muito útil para a maioria das tarefas da sua quinta. Todavia o seu resistente Willys estava em fim de vida, e era necessário substituí-lo, mas não havia nenhuma alternativa inglesa, e as peças para o Willys escasseavam e eram difíceis de encontrar. Foi assim que Maurice identificou um espaço no mercado inglês para um veículo rural, mais pequeno que um tractor, mas mais versátil e robusto sem ser desajeitado.
Jeep Willys que inspirou Maurice Wilks
· Setembro 1947 O projecto 'Land Rover' torna-se oficial. As actas da Administração descrevem-no como um “veículo multi-usos na linha desejável do Willys Overland Jeep do pós-guerra” utilizando um motor P3, caixa de velocidades e eixo traseiro.Na realidade os primeiros protótipos já estavam a funcionar na quinta de Maurice desde a Primavera.
Spencer Wilkes e Maurice Wilkes com o primeiro protótipo
· Abril 1948 O Land Rover surge no Motor Show de Amsterdão. O seu desenvolvimento progrediu rapidamente. O motor P6 revelou-se demasiado pequeno e foi substituido por um 1,6 L. Dois protótipos de 80 polegadas de distãncia entre eixos foram apresentados no Motor Show de Amsterdão. Este novo veículo é recebido com grande entusiasmo pela Imprensa motorizada.
Exemplo de Automóvel Rover de Luxo
· 1951 Os Land Rovers ultrapassam as vendas dos outros veículos da Rover em 2 para 1.
http://technorati.com/claim/puaw5i7x33