
· 1954 São apresentados os Land Rovers 86” e 107”.Durante os anos 50 a distância entre eixos aumenta para 86” e são instalados motores maiores. É introduzida uma versão longa de 107” com uma carroçaria tipo Station Wagon, e surge também uma opção diesel.


· 1958 Surge o Series IIque introduz o painel lateral tipo cano, comum a toda a gama Land Rover. Utiliza um motor de 4 cilindros com 2.286 cc. As opções da carroçaria são de 88” e 109” e as duas velocidades mais altas já contam com sincronização.


· 1961 É lançado o Series IIA com um motor a diesel de 2.286 cc, a mesma capacidade do já existente motor a gasolina.

· 1962 Nasce a Station Wagon de 12 lugares, e o Series IIA Forward Control. A versão Station Wagon de 12-lugares é criada por razões fiscais, pois encaizxar 12 adultos no veículo não era fácil nem cómodo!
Séries IIA Station Wagon de 12 lugares de 1962 (www.landrovercentre. com)

· 1966 É apresentado o Series IIB Forward Control pois devido ao reforço do chassis, o IIA Forward Control era demasiado pesado para um motor a gasolina de 4 cilindros, sendo então instalado um 6 cilindros igualmente a gasolina, e oferece-se uma opção diesel. Os eixos foram reforçados e montaram-se pneus de maiores dimensões. A opção diesel extende-se ainda ao standard Land Rover 109”

· 1967 A Rover e a Leyland associam-se, com o controlo assumido pela Leyland, como sócio maioritário.
· 1968 É lançado o modelo One Ton, como versão mais resistente do Series IIA 109" (3/4 ton), vocacionado para os trabalhos mais arduos, foi amplamente difundido pelos Exércitos, nos lugares mais inóspitos da Terra.

· 1970 Nasce o Range Rover, que melhora as prestações fora de estrada do Land Rover, adicionando o conforto e estilo normalmente encontrado em carros. Pela primeira vez são introduzidos amortecedores com molas helicoidais. É o percursor do que viriam a ser os modernos SUVs de luxo, no entanto mantinha as capacidades de um verdadeiro veículo todo-o-terreno.

Range Rover de 1971 (www. peterstoys.com)